Comunicado 07/21 CP: Situação negocial do Regulamento de Carreiras da CP/Atualidade Sindical

Situação negocial do Regulamento de Carreiras da CP

Decorreu no passado dia 24 de setembro uma reunião de negociação do Regulamento de Carreiras da CP (RC). Nesta reunião ficou definitivamente assente que o SMAQ mantém o seu RC autónomo com as respetivas descrições funcionais consolidadas e o seu sistema de avaliação profissional sem alteração. Mantém-se sem acordo à vista a necessária e incontornável atualização da tabela salarial e justo posicionamento da Carreira na estrutura indiciária que reflita justamente a nova realidade de acesso à profissão no que concerne a exigências legais e custos de formação suportados pelos novos Maquinistas.

Nas questões remuneratórias a empresa encontra-se claramente manietada e sem capacidade de decisão pelo Ministério das Finanças. Cabe agora ao governo, particularmente à tutela financeira, decidir que tipo de Caminho de Ferro pretende para o país. Propaganda e meras declarações de intenção não fazem andar comboios. Um Caminho de Ferro de qualidade só existe com trabalhadores motivados e justamente remunerados.

O SMAQ vai formular uma proposta final em relação à atualização salarial, no sentido das nossas legítimas reivindicações, e, se não obtivermos uma resposta que consideremos positiva, ponderaremos as necessárias ações de luta sindical de modo a forçar um desbloqueio da situação.

Reunião sobre material circulante com o Administrador da CP Pedro Moreira

Foi realizada ontem uma reunião de trabalho com o vice-presidente da CP sobre as ações a decorrer e a implementar para melhoria das condições de trabalho no material motor. Nesta reunião foi consensualizado acelerar os processos em curso, nomeadamente a instalação de climatização nas cabinas de condução, afinando e melhorando os já instalados e instalando novos nas unidades motoras que ainda deles carecem, e a instalação generalizada nas unidades respetivas dos protótipos de cadeira de maquinista em avaliação no terreno. Foi também abordado a efetuação por uma universidade de um estudo de modo a proceder a um melhor isolamento térmico e acústico das cabinas de condução. Foi igualmente consensualizada a promoção da instalação de faróis principais de tecnologia led.

Reunião com a Comissão Executiva da Operações e Comercial

No dia 16 de setembro o SMAQ reuniu-se com a Comissão Executiva da OC. Nessa reunião foram abordados os seguintes temas:

– Foi solicitada a elaboração de programa de manutenções corretivas na generalidade dos Dormitórios Operacionais.

– Foi solicitada informação sobre a evolução do projeto de transformação do antigo dormitório do Entroncamento, tendo o SMAQ vincado a exigência de salas operacionais específicas para a Tração.

– Apesar de terem sido implementadas algumas sugestões do SMAQ, no que respeita às escalas de serviço, foi vincada a necessidade de atender com maior celeridade às incongruências detetadas.

Serão revistos os tempos de preparação e resguardo atribuídos na IGT 3, nomeadamente os relativos ao CPA 4000, UTD 592, UME 3400 e UQE 3500 em função de uma aferição a realizar com o acompanhamento técnico do SMAQ.

Cordiais saudações sindicais,

A Direção do SMAQ