ALE (Europa)

 

Objetivos do  ALE

O ALE  – Autonome Lokomotiveführer-Gewerkschaften – Sindicato Autónomo dos Maquinistas da Europa, é uma organização internacional que agrega vários sindicatos de maquinistas e pessoal de bordo europeus.

O ALE defende um desenvolvimento harmonizado das ferrovias na Europa. Para o efeito, exige o estabelecimento de regras claras que garantam a viabilidade futura dos caminhos-de-ferro, o emprego dos trabalhadores, as condições em que operam e a realização segura do transporte ferroviário.

Para alcançar isso, o ALE concentra suas ações nas seguintes áreas:

Formação: é absolutamente necessário ampliar o nível de conhecimento e definir com maior clareza os currículos e os processos de capacitação que garantam um alto nível de profissionalismo aos novos ferroviários que ingressam na profissão de Maquinista. Os procedimentos de supervisão e controlo também devem ser aumentados para garantir a sua implementação em toda a União Europeia.

Segurança: a Agência Ferroviária Europeia deve aumentar as suas capacidades nesta matéria e promover a criação de agências nacionais de segurança ferroviária, garantindo a sua independência em relação às autoridades públicas e aos gestores de infraestrutura.

Condições de trabalho: a criação de um mercado ferroviário global deve ser acompanhada pela harmonização das condições sociais, económicas e de trabalho dos maquinistas a níveis que correspondam à grande responsabilidade exigida pela sua profissão. Isso evitará também o dumping social e salarial e a deslocalização de atividades.

Diálogo social: O ALE é a principal organização representativa dos maquinistas europeus. A nível profissional, os regulamentos comunitários no sector ferroviário dizem respeito quase exclusivamente aos maquinistas de comboios, pelo que é essencial que as instituições da UE estabeleçam um diálogo directo com os representantes legítimos dos maquinistas. O ALE considera vital ser reconhecido como parceiro social no Diálogo Social Setorial para a Ferrovia.

Diálogo com outros agentes sociais: O ALE considera prioritário estabelecer canais de diálogo com as organizações representativas das empresas a nível europeu, semelhantes aos que existem em praticamente em todos os Estados entre as organizações empresariais e os seus sindicatos a nível nacional. O ALE também considera importante estabelecer canais de cooperação com outros sindicatos de âmbito internacional, a fim de defender os interesses dos trabalhadores.

Para saber mais, visite o Sítio Internet do ALE: http://http://ale-org.eu/