GREVE NA MTS – METRO E TRANSPORTES DO SUL ENTRE 18 E 21 DE OUTUBRO
Dada a persistente recusa da administração da MTS em negociar com o SMAQ um acordo de Empresa (AE) que vá ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, a estes não resta alternativa se não recorrer à Greve.
Recordamos que o Sindicato dos Maquinistas percorreu pacientemente todo o processo legal para convencer a MTS a aderir à modernidade e negociar um Acordo de Empresa com o Sindicato representante dos seus trabalhadores da carreira de condução.
Enviamos uma proposta de AE à empresa com conhecimento aos ministérios envolvidos e à Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Perante a recusa da MTS em negociar foi solicitada à DGERT que moderasse o processo de conciliação que a MTS também rejeitou. Esgotada esta etapa foi solicitada pelo SMAQ a mediação entre as partes pela DGERT. O mediador da DGERT apresentou uma proposta de AE às partes que o SMAQ aceitou negociar e a MTS rejeitou liminarmente. A MTS mantém-se arreigadamente na sua posição de pária do sistema laboral rejeitando qualquer negociação.
Perante este cenário, e esgotadas todas as possibilidades de diálogo com a empresa, os trabalhadores da MTS representados pelo SMAQ recorrerão à greve nos seguintes moldes e datas:
– Entre as 00H00 do dia 18 de outubro de 2022 e as 24H00 do dia 21 de outubro de 2022, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ encontram-se em greve à prestação de trabalho suplementar, incluindo o trabalho em dia de descanso semanal e a todos os serviços com duração superior a 8 horas.
– Entre as 00H00 do dia 19 de outubro e as 24H00 do dia 20 de outubro de 2022, os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ, encontram-se em greve à prestação de todo e qualquer trabalho (GREVE TOTAL).
– Os trabalhadores que a 18 de outubro de 2022 tenham previsto um período normal de trabalho que ultrapasse as 00H00 do dia 19 de outubro de 2022, encontram-se em greve desde a hora prevista de início do seu período normal de trabalho.
– Os trabalhadores que a 20 de outubro de 2022 tenham previsto um período normal de trabalho que ultrapasse as 00H00 do dia 21 de outubro de 2022, encontram-se em greve desde a hora prevista do início do seu período normal de trabalho até ao seu termo.
Pela Negociação efetiva de um Acordo de Empresa entre a MTS e o SMAQ!
Pela Melhoria das condições de trabalho reivindicadas pelos trabalhadores da MTS!
Pela Valorização salarial efetiva dos trabalhadores representados pelo SMAQ!
OS TRABALHADORES DA MTS, COESOS E DETERMINADOS NA LUTA, VENCERÃO!
ESTE É UM MOMENTO DE UNIDADE E COMBATE. TODOS DEVEMOS PARTICIPAR NESTA JORNADA DE LUTA.
OS TRABALHADORES DAS CATEGORIAS REPRESENTADAS PELO SMAQ NÃO SINDICALIZADOS, OU SINDICALIZADOS NOUTROS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS, TAMBÉM ESTÃO LEGALMENTE COBERTOS POR ESTE PRÉ-AVISO DE GREVE.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!