Comunicação de Natal da Presidência do ALE – Sindicato Autónomo dos Maquinistas Europeus

Caros amigos,

Depois de um ano complicado para todos nós devido ao infeliz aparecimento da COVID-19, é chegado o momento de nos despedirmos de 2020 e dar as boas-vindas ao ano de 2021, ano declarado pela Europa como o Ano Europeu da Ferrovia. Gostaríamos de agradecer o forte apoio e a confiança avassaladora que nos manifestaram nos últimos doze meses, o que nos dá uma grande força para enfrentar o ano que se inicia com confiança e determinação.

Temos pela frente um ano cheio de desafios e dificuldades, mas da mesma forma que nós, maquinistas e ferroviários em geral, sempre enfrentamos adversidades, também encontraremos oportunidades e veremos a luz no final do túnel.

Quando tudo isto começou, no início de 2020, o ALE encontrava-se numa das melhores etapas de sua história, com presença em todos os fóruns europeus onde são discutidos temas relacionados com a condução de comboios e transporte ferroviário, sendo reconhecido pelas organizações mais importantes como o principal interlocutor dos maquinistas na Europa.

Durante a pandemia não parámos a nossa actividade, na verdade ela aumentou e estamos presentes onde são tomadas decisões relevantes que afectam o presente e o futuro da nossa profissão.

Depois da transposição do 4º Pacote Ferroviário e da abertura dos serviços comerciais de longa distância aos operadores privados em toda a Europa, a união dos Maquinistas e a procura de soluções torna-se ainda mais necessária. Não podemos permitir que a crise global de saúde seja a desculpa para justificar qualquer tentativa para atacar nossos direitos.

Mais uma vez, quero transmitir-vos o orgulho de poder representar uma organização como a ALE. Cada um de nós faz parte desta grande família ferroviária que luta e defende os interesses dos nossos colegas na Europa há mais de 30 anos e continuaremos a servir de escudo para todos os Maquinistas, de leste a oeste e de norte a sul da Europa, que consideram que suas condições de trabalho, sociais e económicas devem ser compatíveis com o desenvolvimento de uma profissão tão importante e necessária como a nossa.

Desde a Presidência Executiva do ALE queremos desejar a todos que passem estes dias na melhor companhia possível e com boa saúde.

Uma calorosa saudação,

Juan Jesús García Fraile

PRESIDENTE DO ALE

 

Nota: A tradução para português é da responsabilidade do SMAQ


201221 Letter from Jesus end of the year