Realizou-se a Reunião da Junta Diretiva do ALE

Set 29, 2020 Notícias SMAQ

Junta Directiva ALE

Realizou-se hoje, 29 de setembro de 2020, através da plataforma de conferências online ZOOM, a Reunião da Junta Diretiva do ALE – Sindicato Autónomo dos Maquinistas Europeus, organização que representa mais de 45 000 maquinistas. Este ano estiveram agendadas duas reuniões, uma em Roma e outra em Budapest, ambas anuladas devido à crise pandémica.

Os trabalhos tiveram início pelas 10h00 sendo de imediato lido o relatório de atividades da Direção. Seguidamente, os vários sindicatos membros apresentaram o ponto da situação laboral de cada país fortemente afetada pela crise pandémica provocada pela COVID-19.

Destas apresentações destacamos, entre outras, a situação vivida pelos nossos colegas polacos que, de modo a preservarem os postos de trabalho, viram a sua remuneração reduzida em 20% no caso dos maquinistas da PKP Intercity e 10% na PKP Cargo durante 3 meses. Foram ainda, durante o período mais grave da pandemia, obrigados a gozar férias forçadas dado que o tráfego da PKP Intercity foi reduzido em 95% e o tráfego regional reduzido em 80%. Todos os aumentos salariais negociados foram suspensos e adiados para o próximo ano.

O SEMAF, sindicato espanhol, informou-nos que estabeleceu com os sindicatos de capitães de navios, dos controladores aéreos e pilotos da aviação civil uma plataforma de profissionais para a segurança. Neste âmbito vão protocolizar um estudo com uma universidade espanhola a fim de serem estudadas medidas de proteção jurídica e civel aos profissionais que têm de tomar decisões em décimas de segundo.

Foram descritas por vários sindicatos, incluindo o SMAQ, ações junto das entidades nacionais e europeias em defesa da segurança ferroviária. Foram analisados em concreto as situações de Portugal e República Checa em que ocorreram recentemente acidentes graves.

Seguidamente foi analisados o relatório e contas e o orçamento para 2020.

Caso a situação internacional o permita, em 2021, as duas reuniões anuais do ALE serão em Roma e em Budapest.

A Junta Diretiva encerrou os trabalhos pelas 13h00.

 

By smaq