Suspensa a Greve de 24 e 28 de setembro na Viaporto

Decorreu na passa sexta-feira, dia 17 de setembro, nas instalações da Direção de Serviços para as Relações Profissionais nas Regiões Norte e Centro da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), no Porto, uma reunião entre os representantes do SMAQ, da ViaPorto e da DGERT.

Esta reunião foi convocada pelos serviços competentes do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao abrigo das disposições sobre o direito à greve.

Durante o debate, o SMAQ argumentou e fundamentou o impasse negocial e a necessidade do recurso à greve com a comprovada intransigência e irredutibilidade por parte da Viaporto em avançar com propostas que venham ao encontro das reivindicações dos trabalhadores Maquinistas do SMLAMP.

Após discussão e intervenção do mediador (DGERT), foi obtido um compromisso entre as partes, no qual a DGERT muito se empenhou, para que as negociações fossem retomadas quebrando-se a intransigência da Empresa. Para este desfecho muito contribuiu também a mensagem de determinação demonstrada pelos nossos Associados que com responsabilidade e empenho têm cumprido as formas de luta decretadas pela Direção do SMAQ. A unidade e determinação demonstrada são um fator que nos diferencia.

As negociações serão retomadas, o SMAQ apresentará uma contraproposta e a empresa comprometeu-se a negociar de forma evolutiva.

Se findo o prazo estabelecido não existir acordo definitivo ou não houver evolução significativa, o SMAQ retomará as formas de luta que considere necessárias.

A atual greve ao trabalho suplementar e a greve ao trabalho suplementar com início em 1 de outubro de 2021 mantêm-se em vigor.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!