A Segurança de Passageiros e Tripulações é a primeira preocupação do SMAQ
«”Não se compreende que se estejam a cometer os mesmos erros do passado”, diz o SMAQ, alertando para o facto de este problema acontecer também nas “estações pré-Ferrovia 2020” de “toda a rede”. Porém, sublinha o seu presidente, António Domingues, “este caso é tanto mais estranho quando, mesmo nas obras que estão a decorrer, a Infraestruturas de Portugal (IP) não faz as plataformas com as dimensões capazes de responder às necessidades dos operadores”. Mas esta é uma “questão de segurança” que também “afeta diretamente os maquinistas e revisores”. Não sendo “possível deixar um comboio todo dentro da gare” – o que obriga os passageiros a “sair em circunstâncias que não são as mais seguras” -, existe “um risco concreto de queda para a via”, cuja “responsabilidade(…) pode incidir sobre a tripulação”.
Apesar de reconhecerem que estão “a colocar o ónus sobre a CP quando o operador até é o menos responsável”, os maquinistas não fecham a porta a um protesto com contornos inéditos: “Já equacionámos fazer greve a todos os comboios que não ficassem dentro das plataformas, não só para salvaguardar a segurança dos passageiros, mas também a responsabilidade civil das tripulações.”»
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