Realizada ontem, 7 de abril de 2022, a Sessão de Apresentação dos estudos sobre desgaste psicológico, trauma e condições de vida e trabalho dos Maquinistas Ferroviários
Acesso aos estudos no Sítio Web exclusivo dos Associados do SMAQ
“A melhoria das condições de trabalho é, pois, uma questão social, económica e política que urge ser resolvida. Como comprovam os estudos promovidos pelo SMAQ agora apresentados, não nos eximimos ao papel de aprofundar o conhecimento necessário à sua melhoria, nem à denúncia que a divulgação destas conclusões pressupõe. ” – António Barata Domingues
O SMAQ realizou ontem a Sessão de Apresentação dos estudos realizados, sob seu patrocínio, de um conjunto de estudos académicos sobre desgaste psicológico, trauma e condições de vida e trabalho dos Maquinistas Ferroviários.
Assistiram a esta sessão representantes do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do GPIAAF – Gabinete de Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários, da IP – Infraestruturas de Portugal, Das empresas CP, EPE, Medway, Fertagus, Metro do Porto, Viaporto, Takargo e MTS. Estiveram igualmente presentes representantes da empresas de formação Fernave e Logistel, assim como da Ecosáude.
Honraram-nos ainda com a sua presença as Comissões de Trabalhadores da CP, IP e Viaporto, além de Sindicatos de outros setores e vários Maquinistas.
Registamos, dada a sua importância, a presença de representantes do ALE – Sindicato Autónomo dos Maquinistas Europeus, nas pessoas de Jesús Fraile e Alejandro Martinez Treceño, presidente e secretário desta organização sindical europeia da qual fazemos parte.
Os dados apresentados são claros, incontornáveis e sustentam as reivindicações que os Maquinistas vêm reiterando ao longo do tempo. Cabe agora a todas as partes interessadas, num desejável clima de diálogo, encontrar soluções para os problemas levantados.
Deixamos para vossa leitura o Discurso de Encerramento do Presidente da Direção do SMAQ António Barata Domingues.